O Seminário Acadêmico de Contabilidade – Seacon chegou ao fim, mas, sua realização deixou muitas marcas. A noite de encerramento do evento, na sexta-feira (27), contou com a palestra “Sucesso é uma decisão” ministrada pelo consultor empresarial, Alex Malzati. O Seacon é realizado desde 1995, pelo curso de Ciências Contábeis da Facape, e em 2019 trouxe como tema central “Honestidade Acadêmica e Profissional na Ciência Contábil”. A programação do evento contou com palestras, minicursos e oficinas, além de apresentação de trabalhos acadêmicos.
O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Facape, Agnaldo Batista, reiterou a força e a expansão do Seacon, que a cada ano tem recebido mais participantes. “Apesar de estarmos vivendo um ano difícil economicamente, conseguimos fazer um evento no nível que o aluno merece, e claro, isso é uma conquista deles. O evento é a cara do aluno, é feito pelo aluno e para o aluno. Durante o evento tivemos também parcerias com outros cursos de contabilidade de Petrolina e Juazeiro, a gente fica muito feliz com essa integração”, avalia o coordenador, dedicando o sucesso do evento também a comissão organizadora, aos professores do curso de Contabilidade que se empenharam e a todos da Facape, que direta ou indiretamente apoiaram na realização do evento.
O aluno Henrique Kennedy, graduando do 8º período de Ciências Contábeis e membro da comissão organizadora do Seacon conta sobre o aprendizado adquirido com a experiência. “Quem está dentro da comissão pode aplicar na prática várias coisas que vemos no curso, referente a preço de venda, questão de controle do que tem e do que falta, além de como conseguir trazer mais membros e inscritos para o congresso. Se fosse para definir minha experiência no Seacon em uma palavra seria empreender”.
Lançamento de livro
Um dos pontos altos do Seacon 2019 foi o lançamento do livro “Auditoria aplicada ao setor público: uma análise sobre a percepção da qualidade e satisfação geral do auditado”, a obra é fruto de dois anos de estudo e pesquisas do professor do curso de Ciências Contábeis da Facape, Josaias Santana dos Santos. Uma fila na entrada da biblioteca se formou para receber o autógrafo do autor, que agradeceu o reconhecimento do público. “É muito gratificante ter o reconhecimento dos colegas profissionais e da comunidade acadêmica e externa. Esse livro é a recompensa por um trabalho que demorou aproximadamente dois anos para ser construído e que agora entregamos com um resultado para toda a sociedade através dessa obra que foi publicada e que traz atributos importantes no que se refere a qualidade da auditoria no setor público”, pontuou o professor.
O livro é resultou da dissertação de mestrado do professor Josaias Santana e parte de um modelo que já vinha sendo estudado em outros países, mas, foi pioneiro no Brasil com a modelagem de avaliação da qualidade de auditoria. Os municípios da região do vale do São Francisco foram utilizados como objeto de pesquisa, através de gestores públicos atuantes na área de contabilidade, controladoria, orçamento e finanças.