Portal do aluno

Turma de Administração da Facape comemora 30 anos de formatura

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais Aplicadas de Petrolina (Facape) vem formando talentos há 42 anos. Por isso, não poderia deixar de celebrar nesta segunda – feira (14), os 30 anos de formatura da 8° turma do curso de Administração – 1988. A turma era composta por 47 alunos que planejam o reencontro para o mês de fevereiro deste ano para comemorar a data que marcou a vida de cada um deles.

Para o administrador de empresas e analista do Sebrae em Petrolina Helder José Gomes Freitas, orador da turma, esse foi um momento marcante na vida dos formandos, por isso aguarda com expectativas o encontro com os colegas de classe. “Um ciclo que se foi. Criamos boas amizades que até hoje conservamos. Este reencontro vem uma boa expectativa de saber como cada um está, o que cada um fez na vida, e relembrarmos nossos bons momentos numa faculdade de prestígio como a Facape”

Já a empresária Ana Maria do Nascimento Sobral, que na época foi da comissão organizadora da formatura, relembra a importância de todos os atos da outorga de título. “Foi uma honra poder fazer parte desse momento grandioso em minha vida, pois é um misto de dever cumprido e de muita felicidade”, afirma.

Da esquerda para a direita: Professor Ênio Márcio, Guilherme Coelho, Hélder , aluno orador da turma e Alexandre Macedo o diretor a época.

Os ex-alunos lembram com carinho das aulas de seus mestres, e contam como exemplo os professores Pedro Ernesto, Emiliano Junior, Eurico Serafim, Delmon Aguiar, entre outros. E, de modo especial, ao paraninfo da turma professor Ênio Márcio Fonseca dos Anjos.

Deranor Gomes de Oliveira, hoje professor de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), relembra que a formatura foi prestigiada pelas autoridades locais. “O discurso feito pelo professor Ênio Márcio Fonseca dos Anjos foi inspirador para uma das primeiras turmas de administração da Facape, por isso acredito que essa turma seja muito especial”, afirma o ex – aluno da turma de administração.

O original do discurso é guardado com muito carinho até hoje pelo ex-aluno Cândido Barros (Candinho). Em um trecho do discurso do professor do curso, Ênio Márcio, foi valorizado o esforço dos alunos do curso e a motivação para conseguirem as carreias desejadas. “Vale lembrar que a consecução de tão importante objetivo dependeu do esforço particular e isolado de cada um. De agora em diante vocês enfrentarão uma árdua competição no campo profissional. Terão de lutar muito mais. Tudo que vocês aprenderam até aqui representa muito pouco diante de muito que ainda terão de aprender”.

Seguindo os ensinamentos de Ênio Márcio, a Instituição tem preparado os alunos constantemente para o mundo de competições no mercado do trabalho. “O curso de administração da Facape tem apostado em ideias inovadoras, trazidas por professores experientes e de vasto conhecimento, que  ajudam os estudantes a empreenderem, e também a driblar as instabilidades do mercado de trabalho. Além disso, prepara o aluno para investir no próprio negócio”, destaca o coordenador do curso de administração, Florisvaldo Cavalcanti.

Formas de ingresso

Vantagens e benefícios

Esta modalidade oferece bolsas para estudantes oriundos de escola pública ou que estudaram em escolas particulares na condição de bolsista. Também estão contemplados servidores da Facape, Prefeitura de Petrolina e seus dependentes.

Para ser beneficiado o candidato deve optar pelo Vestibular Social no ato de inscrição no Vestibular. Ao ingressar na Instituição o estudante tem um desconto total no valor das mensalidades no primeiro ano do curso. Os valores são ajustados semestralmente, de acordo com as regras estabelecidas pelo programa de bolsas.

O aluno que ingressar nessa categoria obriga-se a prestar uma contrapartida de 4 horas diárias de segunda a sexta feira totalizando 960 horas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Atualmente a Facape disponibiliza o financiamento para todos os cursos.

Para ser contemplado o candidato deve fazer inscrição no site do FIES e apresentar nota do ENEM.

O CREDIFACAPE é mais uma oportunidade que facilita o ingresso e permanência do aluno na Faculdade. Ao aderir o estudante é beneficiado com um crédito estudantil que financiará 50% do valor do seu curso. O programa beneficia estudantes classificados no vestibular social e não contemplados dentro do número de bolsas reservadas para este público, além de ingressantes com a nota do ENEM, Histórico Escolar, portadores de diploma e estudantes matriculados por transferência externa.

Para dar entrada no financiamento o estudante deve se dirigir a CAD (Central de Atendimento ao Discente) da FACAPE de 8h às 12h e de 15h às 19h. Mais informações no número (87) 3866-3213. 

O Programa Pernambuco na Universidade – PROUNI-PE é destinado à concessão de bolsas de estudo do ensino superior para alunos de baixa renda vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES. O PROUNI-PE tem por objetivo a formação de pessoas em nível superior, prioritariamente nos cursos de áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, através da concessão de subsídio financeiro e do atendimento às demandas dos setores econômicos do Estado de Pernambuco, propiciando melhor qualificação de recursos humanos para a sociedade e inclusão social e laboral para os bolsistas. O processo seletivo dos bolsistas possui como critério de seleção o Enem ou outro exame nacional que eventualmente venha a substituí-lo, sendo a nota de entrada mínima definida em edital.
PODEM PARTICIPAR
As bolsas de estudo serão concedidas a brasileiros e/ou naturalizados, não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1,5 (um e meio) salário mínimo, ressalvados os casos de complementação pedagógica para bacharéis e segunda licenciatura em áreas afins para professores do ensino fundamental ou médio. Bolsa de 500,00 (quinhentos reais) com contra-partida em participação de programas de extensão e pesquisa na FACAPE.
 Para maiores informações clique aqui

Conheça nossos cursos

Infográfico

Adicione o texto do seu título aqui

Localgrama

Clique na imagem para melhor visualização