Com o objetivo de minimizar as ocorrências de condutores estacionando veículos de forma irregular, no estacionamento de alunos e visitantes da Facape, a direção da Instituição solicitou apoio da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) para realizar um trabalho educativo junto aos estudantes. Agentes do órgão estiveram na Faculdade para transmitir informações acerca das penalidades que podem ser acarretadas para condutores que persistirem em cometer infrações.
De acordo com o diretor executivo da Facape, Prof. José Alberto, a medida foi adotada após reiteradas reclamações de estudantes sobre dificuldades em estacionar veículos no espaço. “Nossa ouvidoria registrou diversas reclamações de alunos relatando dificuldades em transitar pelo estacionamento, especialmente pela quantidade de veículos mal posicionados naquela área. Para tentar resolver esta questão, convidamos a AMMPLA, que é o órgão que regula o trânsito na nossa cidade, para evitar mais transtornos e educar nossos alunos”, explica o diretor.
Jilmar Barros, gerente de educação no trânsito da AMMPLA, reforça as penalidades para condutores infratores. “A legislação de trânsito é bem clara e diz que o estacionamento de forma irregular pode fazer o veículo ser removido. Tudo isso está previsto na lei 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro, que inclui, também, perda de pontos na carteira de habilitação, multa e encargos com pagamento do guincho e diária do veículo no depósito da AMMPLA”, explica o gerente.
Edson Gonçalves da Silva, estudante do 10º período do curso de Direito, conta que acha importante esse tipo de ação. “Fazer ações de forma preventiva é o ideal. Eu já me senti prejudicado ao parar o carro no estacionamento, outro veículo estar mal estacionado e eu ter dificuldade para fazer a manobra. Ao invés de multar ou confiscarem o carro, estão avisando e isso é bom porque educa para que as pessoas estacionem de forma correta”, elogia.
Agentes da AMMPLA retornarão à Facape para dar continuidade ao trabalho de orientação. Em seguida, veículos posicionados de forma irregular passarão a ser removidos e os condutores serão penalizados.